"Desde o momento em que nascemos somos exploradores, num mundo complexo e cheio de fascínio. Para algumas pessoas, o interesse pode desaparecer com o tempo ou com as pressões da vida, mas outras têm a felicidade de mantê-lo vivo para sempre."
Gerald Durrell

15 de abr. de 2013

Quanto carbono seu jardim sequestra?


 Árvores absorvem e estocam carbono. Foto: M. Eiterer
 O efeito estufa é um fenômeno que mantém o calor em nosso planeta, necessário para a manutenção da vida. Vários gases participam do efeito estufa, sendo o gás carbônico o  principal. Sem dúvida, nós lançamos muito lixo na atmosfera, incluindo muito gás carbônico. Como resultado, hoje sabemos que gás carbônico além da conta na atmosfera, provoca o aumento da  temperatura da Terra. Então, como podemos ‘limpar’ nossa atmosfera de todo esse gás carbônico excedente?

Há vários sequestradores de carbono, quer dizer, aqueles que capturam e armazenam carbono, plantas são um deles. As plantas têm a capacidade de sequestrar o gás carbônico da atmosfera, na forma de dióxido de carbono, mediante a fotossíntese, armazenando carbono e liberando o oxigênio. Sendo assim, todo jardim sequestra carbono. Mas, quanto carbono seu jardim sequestra?


Vamos ver como calcular a quantidade de carbono sequestrada por uma árvore. Antes de mais nada, escolha uma  árvore do seu jardim. Em seguida, meça a circunferência do tronco na altura do seu peito ou a 1,30 m acima do chão, com o auxílio de uma trena ou fita métrica. Logo depois, calcule o diâmetro do tronco, lembrando que o diâmetro é igual a circunferência x pi e o valor de pi é igual a 3,14.  Agora, calcule a biomassa de sua árvore usando a seguinte fórmula: B=a Db. Sendo B a biomassa, D o diâmetro e a e b são coeficientes específicos para a espécie ou tipo de vegetação. Então nossa fórmula ficaria assim: B=0,1184 D2,53. Por fim, para encontrar a quantidade de carbono sequestrada pela sua árvore é só multiplicar a biomassa encontrada por 0,45. Pronto! Enfim, você sabe quanto carbono sua árvore sequestra. Se, você tem mais de uma árvore em seu jardim é só somar o valor da biomassa de todas as árvores e multiplicar por 0,45.

Em contraste com o que vimos acima, um carro  joga na atmosfera 2kg de CO2, para cada 1 litro de gasolina consumida. Além disso, ele consome 1.500 litros de gasolina por ano. Portanto, são 3.000 kg ou 3 toneladas de carbono jogado na atmosfera por apenas 1 carro, em 1 ano. Em suma, leitor, quantas árvores você precisaria plantar  ou proteger para compensar a emissão de carbono desse único carro? Se quiser ir mais longe, que tal fazer esse cálculo para a frota de carros da sua cidade?
M. Eiterer

Fonte
AREVALO, Luis Alberto; ALEGRE, Júlio Cesar; VILCAHUAMAN. 2002.  Metodologia para estimar o estoque de carbono em diferentes sistemas de uso da Terra. Colombo: Embrapa Florestas, Documetos 73.
PAYMENT, Denise. 2009. Measuring Carbon Sequestration in Schoolyard Trees and Global Sustainability of Carbon Stores. <http://wupcenter.mtu.edu/education/energy_education/2009/C-Sequestration_Unit-D_Payment.pdf>. Acesso em: 15/04/2013.

M.Eiterer é bióloga/botânica. Adora jardins e plantas desde crianças, já plantou tantas árvores que perdeu a conta.Escreve também para o blog Aves de Viçosa. Leia o perfil completo.

0 comentários:

Postar um comentário